O mundo virtual trouxe inúmeras possibilidades como, por exemplo, vender produtos por suas redes sociais e até mesmo desenvolver um blog ou uma página no Facebook para divulgar seus produtos.

Porém, algo que não deve ser esquecido de maneira alguma são os e-mails de seus clientes!

Isso porque, hoje em dia, o e-mail é um endereço eletrônico usado por quase 100% das pessoas em todo o mundo.

Suas ofertas podem ser enviadas por ele, mas, para isso, é preciso desenvolver uma linguagem interessante do que você quer transmitir e saber envolver cada cliente.

Aqui vão algumas dicas sobre como enviar e-mails interessantes para seus clientes:

Cada cliente tem uma necessidade

Fazer uma análise de perfis é importante. Assim você pode criar listas especiais e enviar e-mails de acordo com a necessidade e momento de cada cliente.
Exemplos para conseguir dividir os seus clientes em grupos: um grupo poderia ser listado como “mulheres casadas com mais de 40 anos” – quais são as dores/ necessidades delas? Outro grupo pode ser listado com mulheres de 20-30 anos – quais são as dores e necessidades delas?
Uma outra forma de separar seus clientes em listas é por tipo de produto consumido: cremes para estrias, rugas, entre outros, podem ser direcionados de acordo com cada perfil.
Enfim, existem inúmeras formas de realizar essa divisão. Dentro da sua carteira de clientes, pare, pense e analise todas as características, preferências e momentos de compra em comum entre eles e organize suas listas de disparo de e-mails!

Momentos especiais são oportunidades para enviar um e-mail

Aproveite os detalhes que você conhece de seu cliente e relacione-os com os produtos que pretende vender a ele. Uma felicitação de aniversário, um assunto que a pessoa goste, uma data comercial, um produto novo, uma oportunidade que gere vantagem para seu cliente, etc.

Dois detalhes muito importantes:

1) Os assuntos abordados precisam ser de interesse da pessoa;

2) Nem todo envio de e-mail precisa ofertar algum produto! O cliente com certeza irá gostar e também se sentir confortável sabendo que você não entra em contato somente para tentar realizar uma venda.

Seguindo essas dicas, você terá toda a sua atenção por uma boa causa.

Não se atenha a apenas um meio de comunicação ao fazer o follow-up

Esse artigo busca ressaltar a importância de enviar e-mails, uma vez que essa é uma forma importante de captar a atenção do seu público, já que ele provavelmente verá a sua mensagem em um momento que estiver mais calmo e com tempo para se dedicar aos e-mails do dia.

No entanto, vale lembrar que, para atingir um nível maior na interação interpessoal com suas clientes e tornar o follow-up ainda mais personalizado, vale apropriar-se de outras maneiras de alcançar seu interlocutor. Torne-se mais pessoal ligando para seus clientes, sempre os deixando bastante à vontade para prosseguir a conversa. Lembre-se de abordar assuntos do interesse deles antes de qualquer coisa. Pergunte sobre o seu dia, sobre aquela data importante, sobre sua família, sobre algo que ela goste de fazer. Interesse-se pelo que ele tem a dizer. Além disso, conte sua história, deixe seu cliente conhecer um pouco mais sobre você.

Regra geral

Para otimizar sua relação com suas clientes, escute, observe, realize um atendimento o mais personalizado possível. É interessante manter um arquivo com os detalhes mais importantes de cada cliente, anotando seus interesses e os detalhes que podem levar você a se conectar com ela, seja por e-mail, telefone, WhatsApp ou pessoalmente. O importante é que a conversa seja natural e não automatizada, como um operador de telemarketing. Assim, fica fácil seguir a conversa e perguntar sobre os produtos que você a vendeu, oferecer novos produtos e conquistar ainda mais a sua cliente. Isso é muito útil, principalmente conforme o número de clientes vai aumentando.

Não se esqueça de sempre pensar se você está tratando seus clientes da forma com que você gostaria de ser tratado. O relacionamento pessoal deve ser a prioridade. Rapidamente você verá que a consequência desta interação será o aumento das vendas e a conquista de novas clientes.